Vereadora Profª Regina <prof.regina@uol.com.br>
Equoterapia - Em requerimento, pedi informações ao Executivo Municipal sobre a possibilidade de se implantar no Município a equoterapia para atender pesoas com deficiência e a construção e um centro municipal de reabilitação. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, entre elas o autismo.
Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.
A pratica da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e esta indicada para os seguintes quadros clínicos, tais como: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas, seqüelas de traumas e cirurgias, doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais, distúrbio de aprendizagem e linguagem, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário