Em comemoração e apoio à Mobilização Mundial de Conscientização do Autismo
Assessoria, 03/04/2012 18h28
O apoio a Mobilização Mundial de Conscientização do Autismo no dia 2 de abril de 2012, na Escola Chapeuzinho Vermelho, aconteceu por vários motivos, dentre eles por abraçar uma proposta possível de uma Educação Inclusiva, fazendo acontecer o ato do acolhimento às crianças, que proporciona às educadoras a exercitarem novas formas de aprendizagem, respeitando suas subjetividades como também oferecendo a instituição escolar a sair dos padrões de formalidades e perceber que toda criança tem sua singularidade a ser contribuída na coletividade, assim refletindo-os que o diferencial está na capacidade de amar e acreditar no ser humano independente de sua deficiência.
Tal projeto será realizado em quatro etapas, tendo a primeira no dia 2 de abril (Foto: Escola)
Com isso a Escola, através da Sala de Recursos a qual oferece espaço às crianças para melhor desenvolver suas habilidades como ferramenta, o ensino aprendizagem, pensou em realizar um projeto que dê ênfase às crianças com necessidade educacionais especiais, saindo das quatro paredes e indo ao encontro dos pais e alunos como sociedade envolvente.
Tal projeto será realizado em quatro etapas, tendo a primeira no dia 2 de abril, dia da Mobilização Mundial de Conscientização do Autismo, oportunizando aos alunos, pais e funcionários da escola um carinhoso olhar para essa realidade, sabendo que nenhum de nós estamos isentos de qualquer diagnóstico de saúde.
E esse dia foi marcado como gesto de formação e informação, através de vídeo, fala das mães de alunos Autistas da escola. Onde esses alunos são pérolas, que diariamente nos ensinam a buscar da melhor forma, a convivência da troca da experiência da vida.
O momento com os demais alunos foram de plena riqueza, destacando as turmas, nas quais os alunos autistas estudam, ouvir os colegas de sala dizer como ajudam a professora e as cuidadoras a interagirem com os mesmos, onde o cuidado gerou uma amizade, tornando pessoas especiais na vida de cada um.
Como gesto concreto, confeccionou-se a faixa justamente expressando o sentimento de alegria e satisfação (Foto: Escola)
E como gesto concreto, confeccionou-se a faixa justamente expressando nosso sentimento de alegria e satisfação em termos alunos autistas com a reflexão do Lema: “Ensina-me de várias maneiras, pois sou capaz de aprender.” Esse lema é recíproco, quando se fala de educação inclusiva, pois sabemos como educadoras que não podemos falar de teorias sem antes não vivermos o sentimento.
Finalizando esse dia, com participação dos alunos da EJA, professores, funcionários e gestores na Praça da Vitória no Ato Público realizado pela AMAAR, parceira do Chapeuzinho Vermelho, como forma de apoio que abraçou a causa, através da faixa com marcas das mãozinhas das crianças e toda equipe da escola, a expressão do nosso apoio e respeito a toda família autista do Mundo e de forma especial a de Ariquemes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário