domingo, 23 de março de 2014

O que é virose?

Hoje já faz uma semana que o Nicolas estava doente começou com febre, depois evoluiu para diarreia, pegou virose na escola, agora esta bem melhor mas quem esta começando a ficar doente é o Gabriel, por isso escreverei algumas considerações sobre o assunto.

O que é virose? 
Virose é um termo genérico para denominar qualquer doença causada por vírus. Quando o vírus causador é conhecido, o médico pode dar um diagnóstico mais específico (gripe, catapora, dengue, herpes etc), quando não, a doença é chamada genericamente de “virose”. As viroses podem afetar tanto o sistema respiratório, quanto o sistema gastrointestinal (e isso vai depender do tipo de vírus contraído).
Quais são os sintomas? 
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas geralmente as viroses gastrointestinais começam com um forte mal estar, sensação de estomago embrulhado, depois outros sintomas como diarreia, vômito, mialgia (dor no corpo), dores abdominais e febre se manifestam. Esses sintomas tendem a cessar e/ou desaparecer de três a cinco dias.
Lidando com os sintomas da diarreia e vômito
Depois que os vômitos começarem, evite comer algo imediatamente, porque as chances de você continuar vomitando são grandes. Espere uma hora, duas no máximo e então faça um esforço para comer algo bem leve, mas enquanto isso, não deixe de hidratar o corpo em hipótese alguma. A desidratação (ocasionada pelo vômito e/ou pela diarreia) – além de ocasionar tontura, fraqueza, taquicardia ou desmaios – facilmente pode evoluir para quadros mais graves, então é melhor tomar cuidado.
• O que beber: água, soro caseiro, suco (os mais indicados são os de goiaba, maçã e caju – o suco deve ser feito sem a casca da fruta) e água de coco. Bebidas isotônicas como o Gatorade até podem ser ingeridas, mas com ressalvas: crianças, idosos, pessoas com problema nos rins, diabetes ou hipertensão não devem ingerir.
Obs: a água de coco solta o intestino em algumas pessoas, então se esse for o seu caso, evite-a enquanto estiver com intestino ruim por conta da virose.
Foto: Reprodução
• Dicas sobre o soro caseiro: muito médicos alertam que o soro caseiro não deve ser feito a torto e a direito, porque as chances de as quantidades de açúcar e principalmente de sal serem colocadas de forma inadequada são grandes, e isso é perigoso.
Para quem não sabe, os postos de saúde (pelo menos os que funcionam corretamente) distribuem gratuitamente um pacotinho que já vem as quantidades adequadas de sal e de açúcar, aí é só misturar em 1 litro de água e pronto.
Além disso, eles também distribuem uma colherzinha padrão que é usada para dosar corretamente a quantidade de sal e açúcar no soro: para 200 ml de água, usa-se o lado menor da colher para acrescentar 1 medida rasa de sal e o lado maior para acrescentar duas medidas rasas de açúcar.
Em casos de emergência, se você não tiver em mãos nem o pacotinho e nem a colherzinha, a quantidade certa para 1 litro de água é 3,5 g de sal (aproximadamente uma colherzinha de café não muito cheia) e 20 g de açúcar (aproximadamente 2 colheres de sopa não muito cheias).
• O que não beber: refrigerantes (bebidas gaseificadas em geral), café (bebidas que contenham cafeína em geral), leite e suco de laranja (ou outros sucos que soltem o intestino).
• O que comer: coma sempre alimentos leves, de preferência sopas contendo cenoura, arroz, frango, batata (cozida, lógico), chuchu, beterraba, vagem, batata-doce ou inhame (claro que não precisa ser tudo de uma vez, escolha uns 4 ingredientes). Se bater uma vontade de comer algo mais sólido, bolacha água e sal (sem manteiga, margarina, requeijão ou coisa do tipo) e banana também pode.
Foto: Reprodução
• O que não comer: alimentos picantes e gordurosos; alimentos oleaginosos como nozes, amendoim, abacate, castanha; alimentos ricos em fibras (aveia, cereais integrais), pois podem agravar o quadro de diarreia;  frutas como laranja, melancia, ameixa, mamão, melão, abacaxi; chocolates, frituras, condimentos (catchup, mostarda, orégano, pimenta do reino).
Considerações
Se a diarreia e/ou o vômito persistir por mais de 48 horas, procure um médico, principalmente se o doente em questão é uma criança ou um idoso. No geral, se você se hidratar bem e tomar cuidado com a alimentação, em 2 dias ou menos você já estará melhor, garanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário