Disgrafia:
É a dificuldade no que diz respeito ao traçado das letras e à disposição dos conjuntos gráficos no espaço utilizado. Relaciona-se à dificuldade motora e espacial, portanto disgrafia é uma alteração de escrita normalmente ligada a problemas percepto-motores (Bianchini, 2011)
Sinais:
Palavras ilegíveis, desorganização na escrita, lentidão, força em demasia ou pouca força, dificuldade para pegar o lápis, entre outros.
Intervenção:
Diferentemente do que se pensa, para que haja diminuição ou ausência de sinais da disgrafia, muitos componentes devem ser trabalhos e não apenas o treino da escrita.
A integração sensorial é uma abordagem que consegue atingir todos os pontos que devem ser trabalhados para a melhora da disgrafia. Durante as sessões o terapeuta ocupacional habilitado proporciona momentos para o desenvolvimento de: noções temporo-espaciais, integração bilateral e sequenciamento, coordenação visuo-motora, discriminação tátil, coordenação motora fina e aplicação do estímulo vestibular de maneira integrada.
Helenise Helena Vieira
Sensory Integration Certification - USC - 4229
(4 fotos)É a dificuldade no que diz respeito ao traçado das letras e à disposição dos conjuntos gráficos no espaço utilizado. Relaciona-se à dificuldade motora e espacial, portanto disgrafia é uma alteração de escrita normalmente ligada a problemas percepto-motores (Bianchini, 2011)
Sinais:
Palavras ilegíveis, desorganização na escrita, lentidão, força em demasia ou pouca força, dificuldade para pegar o lápis, entre outros.
Intervenção:
Diferentemente do que se pensa, para que haja diminuição ou ausência de sinais da disgrafia, muitos componentes devem ser trabalhos e não apenas o treino da escrita.
A integração sensorial é uma abordagem que consegue atingir todos os pontos que devem ser trabalhados para a melhora da disgrafia. Durante as sessões o terapeuta ocupacional habilitado proporciona momentos para o desenvolvimento de: noções temporo-espaciais, integração bilateral e sequenciamento, coordenação visuo-motora, discriminação tátil, coordenação motora fina e aplicação do estímulo vestibular de maneira integrada.
Helenise Helena Vieira
Sensory Integration Certification - USC - 4229
Fonte: https://www.facebook.com/Sindrome.de.Asperger.Autismo.Infantil?hc_location=timeline
https://www.facebook.com/IntegracaoSensorial
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