Itanhaém pode ter um santuário em homenagem ao Padre José de Anchieta no Bairro Cibratel. O projeto do complexo turístico religioso foi apresentado no dia 12 de janeiro pelo prefeito João Carlos Forssell para o Governo do Estado, que está analisando a viabilidade econômica para concretizar a obra, orçada em torno de R$ 12 milhões.
Na prática, o complexo projetado para o alto do Morro do Paranambuco, no Bairro Cibratel, conta com um monumento em homenagem a José de Anchieta na fachada, uma capela com capacidade para 400 pessoas, sendo 200 sentadas, além de uma central de atendimento ao romeiro, com 20 lojas e cinco restaurantes. A fachada da capela contará com uma fonte de água e uma área de convivência em forma circular.
Para garantir o acesso ao alto do morro foram projetadas duas propostas: um teleférico ou uma esteira rolante, que facilitaria inclusive a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ao local.
A capela em homenagem ao padre conhecido como Apóstolo do Brasil terá inspirações jesuíticas, do período colonial do Brasil. Mas segundo o arquiteto Marcio Lupion, autor do projeto, a edificação é autosustentável no plano ambiental. “A proposta que apresentamos é que a arte localizada no interior da capela seja elaborada por artistas da cidade e da região”.
O projeto prevê cerca de 11 mil metros quadrados de área construída e tem prazo de execução estimado em 18 meses. Para o prefeito Forssell, caso seja concretizada, a obra servirá como referência na Baixada Santista, uma vez que o Padre Anchieta está em processo de canonização no Vaticano. “Estamos propondo uma estrutura totalmente voltada para o conforto dos visitantes que queiram prestar devoção ao Padre Anchieta”.
Além do futuro Santuário, a Cidade já conta coma Passarela e a Cama de Anchieta, ao lado do Morro do Paranambuco, onde segundo a lenda o religioso costumava descansar depois dos trabalhos de catqequese. Além disso, há monumentos religiososos de importância inquestionável no Centro, como a Igreja Matriz de Sant´Anna e o Convento de Nossa Senhora da Conceição, no alto do Morro do Itaguassú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário