quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SER ou ESTAR autista. asperger.

TEXTO RETIRADO DO PERFIL DE CRISTIANO CAMARGO.
Cristiano Camargo compartilhou a foto de Asperger e Autismo no Brasil.
Compartilhei para mostrar os equívocos desta campanha:
Não é "tenho Asperger", é "Sou Asperger". "Tenho Asperger" é a mesma coisa que dizer:tenho câncer, tenho gripe, tenho malária, tenho srritmia, tenho fibromialgia, etc. "Tenho", neste sentido é para doença, e Asperger não é doença.Aliás, a ilustração generaliza, pq parte do princípio de que nenhum aspie consiga ou saiba se comportar em público, e que aí as pessoa que o acompanham possam "justificar" ou "explicar" o comportamento dele com a Asperger, ou ainda, que Asperger seja uma desculpa para se ter um comportamento em público diferente do padronizado.Nada disto, o Aspie é autêntico e original,e não tem que se desculpar pelo seu comportamento, as pessoas é que precisam aprender que não existe um comportamento padronizado, um único padrão correto,e entender que é apenas um comportamento diferente e não ligar para estas coisas.E precisam entender também que ,se os aspies quiserem, ele podem sim se comportar socialmente do jeito que a Sociedade quer e padroniza,para agradar as pessoas. Se quiserem,vejam bem, é uma opção deles a ser respeitada!
Ser-> Assumir como identidade positiva, virtude; Estar->Algo temporário, transitório,passível de"cura",mentalidade negativa a respeito da Diferença, como se a Diferença pudesse sumir com o tempo e a pessoa pudesse "voltar a se padronizar" ou pudesse ser "padronizada".ESTA É A DIFERENÇA ENTRE SER E ESTAR NESTE CASO.
— com Cristiano Camargo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário