quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cultura da Paz + Projeto Cuidar


Os princípios da Cultura da Paz são repertório de valores, atitudes e comportamentos norteadores da vida cotidiana que viabilizam relacionamentos saudáveis. “É um convite pessoal de compromisso que tem como tema ‘a paz está em nossas mãos’, evidenciando o poder e a responsabilidade de cada pessoa na construção do bem comum. É este convite que pretendemos fazer à sociedade de Itanhaém, salienta a médica e coordenadora do Projeto Cuidar Iloma Odete Girrulat Boehm

 “Outro princípio do projeto é o cuidado, entendido como característica primeira do ser humano. O cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano. Sem o cuidado, o homem deixa de ser humano, desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre”, ressalta médico e supervisor técnico do Projeto Cuidar, Gustavo Manuel Shier Dória.

Ele ainda acrescenta: “O cuidado apenas aparece quando a existência de alguém adquire significado para nós. Nesse sentido, passamos a cuidar, participar do destino do outro, de suas buscas, sofrimentos e sucessos”. 

PROJETO CUIDAR – O Centro Unificado e Integrado para Intervenção na Violência e Uso Abusivo de Álcool e Drogas e Reabilitação trabalha com profissionais das diversas áreas que atuam com rede de serviços capacitados para a identificação de situações de risco.

As ações de promoção e prevenção previstas no Projeto Cuidar tem como base conceitual os princípios da Cultura da Paz e do cuidado. O êxito do projeto depende da mobilização de toda a sociedade para uma ampla reflexão sobre as causas e conseqüências da violência e para desenvolver atitudes para transformação de uma cultura de violência em uma cultura de convivência.

Confira abaixo os princípios da Cultura da Paz:

Respeitar a vida
: e a dignidade de qualquer pessoa sem discriminar ou prejudicar;

Rejeitar a violência
: praticar não a violência ativa, repelindo a violência em todas as suas formas: física, social, psicológica, econômica, particularmente diante dos fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.

Ser generoso: compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais cultivando a generosidade, para acabar com a exclusão, a injustiça e opressão política e econômica.


Ouvir para compreender: Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem a maledicência e ao rechaço ao próximo.


Preservar o Planeta: Promover o consumo responsável, e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário