terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Conversando sobre o tema: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

as pessoas -que por falta de informação- ainda não sabem o que dizer e acabam falando besteira.
A palavra 'PORTADORA' significa que a pessoa carrega ou leva com ela a deficiência, o que não é o nosso caso. Ninguém leva nada e se levasse, com certeza não iria querer carregar uma deficiência; Sendo assim, esse termo não deve ser usado!
Todo mundo tem suas próprias necessidades, sendo cadeirante ou não, cada um tem necessidades diferentes do outro. A palavra 'necessidade' passa a impressão de que necessita ou que é necessitado, dá um sentido depreciativo a pessoa.
Já a palavra 'especiais' é a maneira mais bonitinha e preconceituosa que criaram, pois representa que a pessoa é muito diferente dos outros, alguém "sobrenatural".
Mesmo sendo cego, muletante, amputado ou cadeirante, cada um é uma pessoa única que tem seus próprios defeitos, qualidades e características. E uma dessas característica é que temos uma deficiência, que em nenhum momento deve ser considerada uma doença.
Por tanto, somos PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, cada um com a sua.
Já as pessoas que não tem deficiência (os andantes como costumo dizer), devem ser tratadas como PESSOAS SEM DEFICIÊNCIA e não 'normais'. Porque no mundo onde vivemos, ninguém é normal!
bit.ly/1r7lkxR

Nenhum comentário:

Postar um comentário