quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PROJETO HIDROTERAPIA PARA AUTISTAS

Diante do número considerável de crianças e adultos, com diagnóstico de autismo, na APAE de Piumhi elaboramos o Projeto Hidroterapia para Autistas, com o objetivo de proporcionar a estes alunos uma melhor qualidade de vida e independência em suas atividades de vida diárias.
O autismo é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam na interação social, na comunicação e no comportamento do indivíduo.
Normalmente, manifesta-se por volta dos três anos de idade, persistindo por toda a vida adulta. As causas ainda não foram claramente identificadas e várias abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas.
As pessoas com autismo têm um modo diferente de aprender, organizar e processar as informações. Para respeitar estas diferenças, elas precisam de ambientes estruturados e organizados, pois normalmente os autistas apresentam dificuldade em mudar suas rotinas diárias.
A Hidroterapia é uma especialidade da Fisioterapia, que compreende exercícios terapêuticos realizados em piscina aquecida, baseados em inúmeras técnicas que visam à prevenção e à reabilitação. A água proporciona estímulos motores, sensoriais e visuais, muito importantes para o desenvolvimento humano.
Do ponto de vista psicológico, a habilidade de ser independente na água e de atingir as habilidades que podem ser difíceis no solo só pode ter efeitos psicológicos favoráveis e duradouros, que elevam a confiança, e isso é transferido para o seu dia-dia.
Desde o início do projeto até o momento já foi possível observar uma melhora significativa em nossos alunos. O trabalho em grupo realizado na piscina tem apresentado vantagens consideráveis no tratamento do paciente autista, entre essas vantagens estão: motivação, socialização e melhora da concentração.
Os alunos têm demonstrado boa aceitação ao tratamento, o atendimento de hidroterapia já faz parte da rotina de cada um. Muitos alunos realizam o percurso até a hidroterapia independentemente e trocam de roupa sozinhos.
Além disso, os alunos abordados pelo Projeto vêm ganhando confiança por intermédio do trabalho em grupo, desenvolvendo-se um sentimento de amizade e tornando-os mais extrovertidos.
Mariana Pereira Ramos
Patrícia Pontara Gonçalves
Fonte: APAE de Piumhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário